top of page
Buscar

Impermeabilização da viga baldrame.

  • Foto do escritor: Consesc construir
    Consesc construir
  • 11 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mar. de 2022

Uma boa fundação é essencial para a estabilidade, segurança estrutural e solidez de uma edificação. Ela é responsável pela transmissão das cargas para o solo, assegurando assim que não haja rupturas e recalques excessivos, e também ajudando a evitar o surgimento de patologias. Dentro do contexto das fundações, as vigas baldrames são elementos estruturais muito populares, bastante utilizados nas construções de casas térreas em todo o país. E como se trata de uma estrutura que está em contato direto com o solo, é de fundamental importância que seja feita uma correta impermeabilização de baldrame. As falhas de impermeabilização das vigas baldrames podem levar a uma série de patologias e problemas em outros elementos da edificação. Dessa forma, é fundamental entender os conceitos e aplicar as melhores práticas, seguindo as recomendações das normas.


A importância da impermeabilização da viga baldrame



Justamente por se tratar de um elemento que tem como uma de suas funções proteger a edificação contra os ataques da umidade vindas do solo, a impermeabilização dos baldrames é uma das etapas mais importantes de toda a obra.

Por se tratar de um elemento enterrado, a manutenção ou obra de reparo no sistema de impermeabilização de uma viga baldrame é extremamente difícil e, por vezes, inviável.

O concreto, como já sabemos, não é um material impermeável, e não é capaz de garantir que não haverá percolação da água.

Pelas suas propriedades físicas, em especial a capilaridade, a água “sobe” por entre os poros dos elementos de concreto.

Por essa razão esse fenômeno é chamado de umidade ascendente e é intensificado nos períodos chuvosos, quando há um maior nível de saturação do solo.

A umidade ascendente nas paredes é uma patologia bastante comum e é um sinal de que os baldrames não foram devidamente impermeabilizados.

Os sinais clássicos são:

  • Descascamento da pintura;

  • Manchas de bolor;

  • Fungos e mofo na parede à uma altura normalmente de até 50cm do chão.

Erroneamente, existe uma ideia difundida em algumas regiões de que a instalação de pisos e azulejos de cerâmica resolvem o problema de infiltração nas paredes.

Contudo, esse tipo de material tem a função de revestimento, e não é capaz de exercer o papel de sistema de impermeabilização.



 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Posts Recentes
bottom of page